contato@snowclima.com.br

RENOVAÇÃO DE AR

Em meados do século VXII, o químico escocês Joseph Black descobriu o dióxido de carbono, que ele chamou de "ar fixo". O gás inodoro e incolor tem sido objeto de intenso estudo desde então. No início, o nobre e químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier conjeturou que excesso de dióxido de carbono não é saudável. Quando expulso pela respiração, ele disse, tornava os quartos lotados desconfortáveis.

 

A acusação de Lavoisier contra o dióxido de carbono foi descartada em meados do século XIX. Novos culpados - suor e outros efluentes corporais fedorentos - foram identificados com causas do mau cheiro do ar interno. A concentração de dióxido de carbono no ar interno, que aumenta proporcionalmente ao número de pessoas em uma sala de tamanho específico, continuou como uma referência para a qualidade do ar interno, mas não era mais considerada um perigo nos níveis diários. Enquanto isso, a partir de meados do século XIX, pesquisadores como John Tyndall começaram a perceber um risco representado pelo gás ao ar livre, o aquecimento global.

 

Essas linhas distintas de pesquisa - a salubridade do ar interno e a saúde das pessoas - continuam por mais de um século sem muita sobreposição. Ultimamente, porém, os dois ramos começaram a convergir. Novas pesquisas sugerem que o dióxido de carbono não apenas nos aquece, como também pode prejudicar nossa capacidade de pensar em pleno potencial.

QUALIDADE DO AR E QUEDA DO RACIOCÍNIO

 

Estudos recentes de pessoas que respiram em ambientes fechados documentaram quedas na capacidade de raciocínio quando o dióxido de carbono aumenta acima de 1.000 ppm, mais de duas vezes e meia a mais do que o ar ambiente de hoje. Esses pesquisadores observam que o ar nas salas de conferência dos escritórios, cabines de avião comercial, carros e salas de aula das escolas às vezes contém muito mais CO2. Na verdade, esta pesquisa sugere que o combustível que queimamos pode não apenas aquecer o planeta, mas também poderia nos tornar um pouco mais burros. É uma proposição que os estudos agora planejados poderiam esclarecer.

 

POR QUE CONTROLAR A CONCENTRAÇÃO DE CO2?

 

Várias publicações nas revistas especializadas em particular a "Environmental Health Perspectives" em um estudo divulgado em Junho de 2016 feito por uma equipe da Harvard demonstra que várias capacidades cognitivas das pessoas sofrem decréscimo considerável com a elevação do nível de CO2 no ambiente.

 

Níveis de 2500 ppm e acima ocasionam consideráveis decréscimos nas capacidades de tomada de decisão, iniciativa e orientação de tarefas entre outras.

 

Por outro lado, ao controlarmos o nível de CO2 nos ambientes fechados através da injeção de ar externo filtrado, estamos arrastando para fora uma série de outros poluentes provenientes do recinto, tais como VOC, vapores de solventes (colas e adesivos), além dos gases corporais produzidos por nossocorpo.

 

Vamos analisar como as concentrações de CO2 influenciam as capacidades cognitivas (desempenho intelectural) das pessoas, observem o quadro a seguir:

 

Com  nível de CO2 em 600 ppm temos o desempenho ótimo da atividade, a 1000 ppm menor, mas ainda satisfatório. Porém, com 2500 ppm, o desempenho cai mais de 50%, o que pode ocasionar em falta de atenção ao asseio, as atividades normais do dia a dia.

TODOS LOCAIS COM CLIMATIZAÇÃO ARTIFICIAL A AR CONDICIONADO NECESSITAM DE RENOVAÇÃO DE AR MECÂNICA, DENTRE OS MAIS SENSÍVEIS DESTACAMOS:

 

  • Instituições de Ensino
  • Academias de Ginástica
  • Escritórios
  • Clínicas de Saúde
  • Consultórios Médicos e Dentários
  • Restaurantes
  • Hotéis
  • Clubes
  • Lojas

 

A renovação de ar faz parte dos itens exigidos para o PMOC! Possuímos em nosso site uma página dedicada a esse item, conheça mais sobre o que é e suas exigências.

Nossa equipe de engenharia está pronta para atender as suas necessidades. Entre em contato e solicite a visita de um especialista SnowClima!

 

Sua melhor opção em projeto e instalação dos equipamentos SICFLUX no Rio de Janeiro.

ENTRE EM CONTATO E CONSULTE-NOS

 

contato@snowclima.com.br

 

WhatsApps: (21) 4126-8575 | 98025-9879

*As informações apresentadas nesta página foram reproduzidas do site da SicFlux (www.sicflux.com.br).

EMPRESA ASSOCIADA AO

ALL YOU NEED BRASIL

Endreço: Rua São João 265 / 101 Fundos - Centro - Niterói - RJ | Telefones: (21) 4126-8575 | 4126-8576 | 98025-9879 | E-mail: contato@fschillernegocios.com.br

Todos os direitos reservados ao Grupo F.Schiller Empreendimentos e Participações

Site desenvolvido por:

Word Brasil Comunicação & Marketing